quarta-feira, 28 de maio de 2008

Acima de tudo o amor


Ainda que eu falasse línguas,
As dos homens e dos anjos,
Se eu não tivesse o amor,
Seria como sino ruidoso
Ou como címbalo estridente.

Ainda que eu tivesse o dom da profecia,
O conhecimento de todos os mistérios
E de toda ciência;
Ainda que eu tivesse toda a fé,
Aponto de tranportar montanhas,
Se eu não tivesse amor,
Eu não seria nada.

Ainda que eu distrubuísse
Todos os meus bens aos famintos,
Ainda que eu entregasse
O meu corpo às chamas,
Se não tivesse amor,
Nada disso me adiantaria.

O amor é paciente,
O amor é pretativo;
Não é invejoso, não se ostenta,
Não se incha de orgulho.

Nada faz de incoveniente,
Não procura seu próprio interesse,
Não se irrita, não guarda rancor.

Não se alegra com a injustiça,
Mas se regozija com a verdade.

Tudo desculpa, tudo crê,
Tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais passará,
As profecias desaparecerão,
As línguas cessarão,
A ciência também desaparecerá.

Pois nosso conhecimento é limitado;
Limitada também é nossa profecia.

Mas, quando vier a perfeição,
Desaparecerá o que é limitado.

Quando eu era criança,
Falava como criança,
Pensava como criança,
Raciocinava como criança.
Depois que me tornei adulto,
Deixei o que era próprio de criança.

Agora vemos como em espelho
E de maneira confusa;
Mas depois veremos face a face.
Agora meu conhecimento é limitado,
Mas depois conhecerei
Como sou conhecido.

Agora, portanto, permanecem
Estas três coisas:
A fé, a esperança, e o amor.
A maior delas, porém, é o amor.

"É só amor, é só amor....."

Livro Sagrado - I Coríntios 13
(Algumas coisas são eternas até no fim e nunca acabam, só vocês não conhecem, pois vivem somente a vida fugaz que lhes cabem, não procuram saber da boa nova, e continuam incessantemente repetindo - Que o pra sempre, sempre acaba! Insensatos! O amor jamais acaba...)

Nenhum comentário: